Sisu, pra que te quero.

sisu

Ontem, 19 de Janeiro, às 00:00 abriu as inscrições para o Sisu. Neste momento a correria começa, desespero, nota de corte, opções de curso. E como surgem muitas dúvidas, hoje eu vim esclarecer as que mais me perguntaram por aqui na minha cidade.
O que é?
O Sisu – Sistema de seleção unificada permite o ingresso em instituições públicas de ensino superior. Desde o ano passado todas as instituições Públicas de ensino superior adotaram o enem/sisu , substituindo assim os tradicionais vestibulares. Algumas ainda continuam com algumas vagas destinadas aos vestibulares, mas é possível entrar em q uma delas através do Sisu.. Mas mantenha-se atento, alguns cursos exigem provas específicas, Eu, por exemplo, pretendia fazer arquitetura na Universidade Federal de Juiz de Fora mas como não procurei saber antes eu acabei perdendo a data de inscrição para as provas específicas, simplesmente por ficar sabendo que não existiam mais provas específicas no curso de arquitetura.

Quando acontece?
As inscrições acontecem do dia 19 a 22 de Janeiro e você, que participou do enem 2014, poderá se inscrever pelo site.

O que eu preciso?
é necessário ter em mão seu número de inscrição e sua senha do enem 2014. Mas pro caso de você ter esquecido tem como recuperar.

Posso me inscrever em apenas um curso ou em quantos eu quiser?
O sistema permite fazer inscrição em até dois cursos de escolha do estudante.

Como é calculada a nota?
Cada faculdade e curso possui pesos diferentes. Por exemplo, se eu quiser fazer o curso de  Letras: na UFSJ a minha nota seria  614,18 já na UFU seria 626,36. Isso porque na UFSJ Linguagens e Ciências Humanas têm peso 3 enquanto  na UFU todas as matérias tem peso 1. Isso significa que se sua nota em matemática for melhor, se o curso pretendido tem peso maior em matemática, sua chance de passar aumenta.

Mas e a nota de corte?
A nota de corte é mais simples de entender, se um curso oferece 10 vagas  a nota de corte será o valor da nota do 10° colocado na lista dos inscritos para aquele curso.

O que são cotas?
São vagas destinadas à um grupo específico de pessoas de acordo com sua etnia, renda familiar e se cursou o ensino médio em escola pública ou privada.

Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida pode deixar nos comentários, ou me perguntar lá pelo face mesmo prometo responder.
Ah, e pra quem não fez o enem mas pretende participar esse ano é bom já ir pesquisando esse tipo de coisa.
BeijoBeijo
Amanhã tem mais!

Me conta o que achou...

